Ravennatis Anonymi Cosmographia

Cosmografia do Anónimo de Ravena (Ravenate)

 

A Cosmografia do Anónimo de Ravena (Ravenate) é uma das fontes corográficas fundamentais da Antiguidade Romana, sobretudo para o Baixo-Império e início da Antiguidade Tardia.

A presente versão electrónica é um fac-simile parcial  da edição de Joseph Schnetz (Ravennatis Anonymi Cosmographia et Guidonis Geographica, Ed. Joseph Schnetz in Itineraria Romana, II, Lipsia 1940), incluindo apenas as páginas respeitantes à Península Ibérica.

Destaca-se a secção IV 43 do manuscrito (pág. 79 da edição de Schnetz e pág. 4 do fac-simile electrónico) que descreve o único itinerário no actual território português.

A Cosmografia é uma obra datada de meados do Séc. VII [638-678]. O manuscrito inicial, donde derivam as cópias mais antigas conhecidas, é datado, na edição de Schnetz, das primeiras décadas do Séc. VIII (p. V, nota 2).

Tem como fontes mais antigas o original da Carta de Peutinger e, eventualmente, outros documentos anteriores, comuns a ambos.

A Carta de Peutinger é uma cópia medieval (do Séc. XII ou XIII) de um cartograma viário romano datado do Séc. III ou IV d.C. e que reune elementos corográficos anteriores. Infelizmente perdeu-se a parte respeitante à Península Ibérica. Na edição de Conrad Miller, de 1887, foi feita uma reconstituição dessa parte omissa, baseada precisamente na Cosmografia do Anónimo de Ravena e no estilo geral dos segmentos sobreviventes.

A Carta de Peutinger está publicado do site da extraordinária Bibliotheca Augustana, mantida por Ulrich Harsch. (Ver Tabula Peutingeriana). Publica-se aqui uma versão ampliada e retocada da parte ibérica reconstituída.

Deve referir-se também outra fonte corográfica essêncial da Antiguidade Romana, os Itinerários Antoninos, cuja parte hispânica está publicada no site da revista El Miliário Extravagante.

                          Ravennatis Anonymi Cosmographia: Spania (PDF v.6 - 4.4 MB)

                          Tabula Peutingeriana, Segmentum I: Spania et Mauritania, Ed. Conradi Milleri, 1887 (PDF v.6 - 640 KB)

 

 

www.ArqueoTavira.com

Copyright 2003, Associação Campo Arqueológico de Tavira, Portugal

Permissões de utilização do conteúdo deste site