Arquivo virtual de recursos de História Territorial do Algarve e do Sul de Portugal
Associação Campo Arqueológico de Tavira
Carta Agrícola e Corográfica de Portugal, dita de Gerardo Pery
Algarve Oriental - Finais do Séc. XIX
Nota explicativa sobre a Carta Agrícola e Corográfica (PDF 1.6 MB)

Há alguns anos foram acidentalmente descobertas as minutas da carta Agrícola e Corográfica, incluindo uma grande parte das folhas nunca publicadas. Relativamente ao Algarve foi possivel copiar digitalmente esse material inédito e de valor inestimável na história da cartografia portuguesa.

As minutas das folhas consistem em níveis temáticos desenhados em papel vegetal ou directamente sobre um fundo topográfico. Em alguns casos este é desenhado de raíz. A área de cada folha é dividida em quatro ou seis pranchetas, sendo cada uma desenhada separadamente. Certas folhas estão incompletas ou mal conservadas, sendo necessário um profundo e complexo trabalho de restauração e reconstituição das matrizes finais, que nunca chegaram a ser desenhadas.

A carta-mosaico aqui apresentada é uma montagem aproximada das folhas e pranchetas do Algarve Oriental. O acerto dos limites não está realizado nos originais nem se procede à eliminação digital das distorções do papel, pelo que existem descontinuidades na junção das partes. A base topográfica nem sempre é nítida, sendo por vezes omissa. Seleccionámos apenas um nível gráfico de cada prancheta, excepto em dois casos exemplificativos, colocados fora da sua posição no mosaico geográfico.

Destacam-se os desenhos da margem do Guadiana, de grande qualidade técnica e de extraordinário valor na reconstituiçaõ do território em finais do séc. XIX

Escala 1:50,000. Direcção Geral dos Trabalhos Geodésicos do Reino
Montagem da Folha 602 e das Minutas Inéditas das Folhas 207, 211 (parte) a 214 e 219 (parte) a 221

Projecto Corpus Territorial do Sul

www.Arqueotavira.com
Copyright 2004, Associação Campo Arqueológico de Tavira, Portugal
Permissões de utilização do conteúdo desta página